Pequenos Artigos
Onício Pedro
Social Medias Estratégico.
Gerenciamento de Redes Sociais
TREINAMENTO que eu INDICO
Bônus do FNO pra Você:
Curso Grátis:
Artigos Populares
Pequenos Artigos
Redes Sociais
O que é Copywriting?
Copywriting, ou simplesmente “Copy” como nos acostumamos a chamar, é um termo em inglês sem uma tradução específica para o português, mas significa o uso de palavras cuidadosamente planejadas para se comunicar com o público e, assim, guiá-lo para uma tomada de decisão a partir de um texto persuasivo.
De forma mais simples, podemos dizer que a Copy é uma técnica de escrita que tem como objetivo alcançar a conversão.
Seja ao utilizar gatilhos mentais e calls-to-actions para realizar vendas ou para incentivar uma tomada de ação, como fazer um download, assinar uma newsletter ou continuar navegando em outra página, essa é uma técnica presente em todas as ações de marketing digital.
As técnicas de Copy constroem textos que inspiram uma ação do leitor e influenciam o início de uma relação, seja como lead ou como cliente.
Esse é um tipo de texto criado a partir de uma pesquisa específica de avatar, que gera identificação a partir das suas características, hábitos e interesses. Por isso a Copy se diferencia dos outros formatos de escrita que existem, pois o seu objetivo é claro: convencer as pessoas a tomar a ação desejada, a partir de argumentos estruturados com base nas suas dores e necessidades.
Portanto, Copywriting ou Copy é a escrita com foco comercial, que atua em níveis conscientes e subconscientes sobre o leitor para gerar mais conversões através de recursos de linguagem.
Para que serve Copywriting?
Quando falamos de mercado digital, precisamos abordar uma série de estratégias que são necessárias para ter um negócio bem sucedido nesse meio, principalmente do que diz respeito ao marketing.
As técnicas de Copywriting, quando bem aplicadas, resultam não só em conversão, mas em conexão e identificação com o seu público, o que pode te trazer resultados a curto e a longo prazo.
Para convencer o leitor a executar uma ação, é preciso chamar a atenção, comunicar e persuadir. O que só é possível a partir de uma construção de conteúdo bem planejada.
As técnicas de Copywriting servem para otimizar esse processo de comunicação de forma que a sua mensagem alcance seu público com grande impacto. Assim, deixando claro o benefício e a transformação do seu produto ou serviço, os resultados são muito mais fáceis de se alcançar.
Quando usar Copywriting?
A Copy está em tudo: nos botões de compartilhamento social, no texto em que você estimula o usuário a deixar um comentário, ou no botão de captura no final do seu conteúdo.
Por isso, entender as técnicas de Copywriting não é dever apenas dos profissionais da área, mas seu também, enquanto produtor de conteúdo ou empreendedor digital. Lembre-se: ninguém deve conhecer o seu avatar melhor do que você.
Essa é uma técnica que deve estar presente em todas as suas peças de comunicação. Pois, se você vende para um público específico e precisa convencê-lo a comprar ou realizar uma ação, essa comunicação muito provavelmente acontecerá no formato de texto, seja escrito ou falado.
Isso envolve saber escrever e-mails que são lidos até o final, comunicar-se melhor, de uma forma geral com sua audiência e até realizar vendas online de forma mais efetiva. Isso só acontece quando a gente conhece a fundo as dores, desejos, os sonhos e as objeções do nosso avatar.
Por isso, estude seu avatar, construa suas personas e teste quais os gatilhos mentais são mais eficientes para esse público. A partir disso, a construção dos seus textos será muito mais fácil e eficiente, além, claro, de conversar de verdade com o seu público e conquistar a tão desejada conversão.